27.5 C
Brasília
28 dez 2024 19:07


UNICEPLAC oferece atividades gratuitas para a terceira idade

Alfabetização, aulas de informática, estimulação cognitiva e dança estão entre as iniciativas com vagas abertas

O Dia Internacional do Idoso é comemorado em 1º de outubro desde 1991, quando foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar de todos. A mensagem deste dia é transmitir mais carinho, cuidado, respeito e atenção sempre.

No Centro Universitário UNICEPLAC, o cuidado com os idosos é uma prioridade durante todo o ano. A instituição oferece uma série de serviços gratuitos e atendimentos especiais para pessoas com mais de 60 anos. A seguir, conheça alguns dos projetos gratuitos que estão acontecendo no campus:

Alfabetização e letramento de jovens e adultos

Desenvolvido por professores e alunos do curso de Pedagogia do UNICEPLAC desde 2022, o projeto oferece aulas de alfabetização para a terceira idade. Nos encontros, os participantes se envolvem em atividades pedagógicas lúdicas e dinâmicas, focadas no desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e matemática, promovendo capacitação e autonomia. “Com este trabalho, buscamos apoiar a formação profissional dos nossos estudantes e, ao mesmo tempo, fomentar e valorizar ações de inclusão e promoção do bem-estar social. Contribuir para a educação daqueles que não estudaram na idade escolar adequada, atendendo à demanda de jovens e adultos analfabetos, é fundamental para o nosso papel como educadores”, ressalta a pedagoga Luciana Bonifácio, professora do curso de Pedagogia e orientadora do projeto.

Para participar, os interessados devem comparecer à sede do UNICEPLAC, localizada no Gama, e dirigir-se à Brinquedoteca, Bloco B, todas as terças-feiras, a partir das 17h.

Estimulação cognitiva

Alunos do curso de Psicologia estão colocando em prática seus conhecimentos teóricos ao oferecer atendimentos gratuitos de estimulação cognitiva para idosos. O objetivo é estimular funções como memória, atenção, linguagem, motricidade e flexibilidade, além de promover um ambiente de socialização e acolhimento para uma população que muitas vezes enfrenta a solidão. A professora Narjara Melo, mestra em Psicologia Clínica e Cultura e especialista em Neuropsicologia, coordena as atividades e reforça a importância da iniciativa: “os alunos se capacitam, a comunidade recebe serviços essenciais e fortalecemos essa ponte entre o UNICEPLAC e a população que nos acolhe”.

Qualquer pessoa com 60 anos ou mais pode participar. São sete encontros, todos realizados no campus do UNICEPLAC, às quintas-feiras, em dois horários: 10h30 e 19h30. Inscrições gratuitas podem ser feitas no link: Formulário de Inscrição.

Aula de Informática

Alunos e professores dos cursos de Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas desenvolveram o projeto de extensão Informática Essencial. O programa oferece aulas gratuitas sobre o uso do computador, abordando desde ferramentas de produção de textos e planilhas até a navegação na internet e redes sociais. O conteúdo inclui Windows, Excel, navegação básica e uso de e-mails, aproximando o público idoso da tecnologia e comunicação. As aulas serão realizadas no Laboratório de Informática, Bloco E/F, primeiro andar do UNICEPLAC.

As inscrições são gratuitas até o dia 27/09, e as aulas ocorrerão nos dias 19 e 26 de outubro, e 9 e 16 de novembro. Inscrições gratuitas podem ser feitas no link: Formulário de inscrição.

Dança Sênior UNICEPLAC

O projeto é uma iniciativa de ensino, pesquisa e extensão criada em 2023, pelo professor Demerson Godinho Maciel, do curso de Educação Física do UNICEPLAC. Desde então, vem se consolidando como uma Prática Integrativa de Saúde (PIS) ao envolver estudantes da instituição e a comunidade em atividades de dança, promovendo saúde física e bem-estar emocional.

“A dança sênior é uma modalidade adaptada para pessoas idosas, mas pode ser praticada por todas as idades. As atividades são conduzidas de forma lúdica, respeitando as limitações e potencialidades de cada participante. O objetivo é promover saúde física, emocional e social, contribuindo para uma comunidade mais integrada e saudável”, destaca o professor Demerson.

O projeto é gratuito e acontece todas às quartas-feiras, das 8h às 9h, na UBS nº 6 de Santa Maria/DF, localizada na QR 203. As atividades são conduzidas por uma equipe de estudantes de Iniciação Científica e voluntários do curso de Educação Física, sob a supervisão do professor orientador.

LEIA TAMBÉM

PDNews nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever