18.5 C
Brasília
30 mar 2025 10:02

Unidade móvel de atendimento jurídico itinerante marca presença no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas

Carreta da DPDF é destaque na ação do governo federal, que ocorre entre esta terça (11) e quinta-feira (13) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

A unidade móvel de atendimento itinerante da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) marca presença no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas realizado entre terça-feira (11) e quinta-feira (13) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A carreta da instituição foi convidada pela Secretaria de Acesso à Justiça (Saju) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por ser considerada referência nacional no atendimento à população vulnerável. O intuito é demonstrar o modelo de atendimento itinerante aos novos gestores municipais como parâmetro para a fomentação de políticas públicas, de fortalecimento e de interiorização das defensorias públicas de todo o país. O encontro conta com a presença do governo federal e dos prefeitos e das prefeitas, que se elegeram nas eleições de 2024.

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a presença da unidade móvel de atendimento itinerante no evento representa um marco estratégico e inovador para a disseminação de boas práticas de acesso à justiça e de políticas públicas inclusivas em todo o país. “A interação proporcionada pelo encontro permite que prefeitos e prefeitas conheçam de perto o trabalho realizado pela carreta da instituição inspirando a implementação e o aprimoramento de iniciativas similares em seus municípios. Essa troca de experiências favorece o fortalecimento de redes de colaboração entre diferentes esferas do governo, criando sinergias que podem resultar em políticas públicas mais eficientes e integradas, capazes de reduzir a sobrecarga do sistema judiciário e promover a resolução extrajudicial de conflitos”, comemorou.

O defensor público e chefe do Núcleo de Atendimento Itinerante da DPDF, Mateus Teixeira Monteiro, explica a importância da participação da unidade móvel de atendimento itinerante no evento. “Falar do serviço itinerante da DPDF é falar de potencialização do acesso à justiça. O que nós temos observado é como a instituição ocupa uma posição de vanguarda no que tange ao atendimento itinerante, servindo de exemplo à outras defensorias públicas do Brasil”, explica.

Encontro Nacional do MJSP

A DPDF já apresentou a unidade móvel de atendimento itinerante em outros eventos do MJSP. Em 12 de dezembro de 2024, a instituição participou do Expert Group Meeting, evento sobre Igualdade de Acesso à Justiça para Todas as Pessoas, promovido em parceria com o United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC), da Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, a DPDF apresentou os serviços ofertados pela carreta da instituição.

A iniciativa, organizada pela Saju e pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), teve como objetivo debater os desafios do acesso a direitos por populações vulnerabilizadas no Brasil e anunciar um conjunto de ações para mitigar o problema.

A programação do evento contou com a participação de 42 especialistas de 29 Estados membros da Organização das Nações Unidas. Entre os temas discutidos estiveram desafios, lições aprendidas e boas práticas com o intuito de melhorar o funcionamento dos sistemas de justiça criminal e promover igualdade de acesso à justiça para todos.

Epilepsia atinge 65 milhões de pessoas no mundo, segundo a LBE

Por Ana Carolina Alli Confusão mental, crise convulsiva e mal-estar...

Campanha do GDF conscientiza contra exploração sexual infantil

Por Jak Spies Esta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF)...

Lula: “Quem tem de vender as coisas do Brasil é o Brasil”

“Nós vamos continuar andando o mundo porque temos o...

Com inauguração do Drenar DF, Brasília avança na infraestrutura urbana

O Governo do Distrito Federal (GDF) celebrou neste sábado...

UBS 2 de Brazlândia leva mutirão de saúde e prevenção de doenças à comunidade

Por Yuri Freitas Foi realizada, na manhã deste sábado (29),...

Novo filme de Fernanda Montenegro no Cine Brasília é uma das opções culturais para o fim de semana

Por Fernando Jordão Fernanda Montenegro precisou de poucos minutos em cena...

1ª Mostra de Fotografia do projeto Comunicador do Futuro estreia em Taguatinga

Por Karol Ribeiro Nesta sexta-feira (28), a Estação Praça do Relógio,...

Economia: Tarcisio de Freitas entre contradições e desejos estranhos aos brasileiros

Por Kleber Karpov Durante abertura do Arko Conference 2025, nesta...

Destaques

Epilepsia atinge 65 milhões de pessoas no mundo, segundo a LBE

Por Ana Carolina Alli Confusão mental, crise convulsiva e mal-estar...

Campanha do GDF conscientiza contra exploração sexual infantil

Por Jak Spies Esta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF)...

Lula: “Quem tem de vender as coisas do Brasil é o Brasil”

“Nós vamos continuar andando o mundo porque temos o...

Com inauguração do Drenar DF, Brasília avança na infraestrutura urbana

O Governo do Distrito Federal (GDF) celebrou neste sábado...

UBS 2 de Brazlândia leva mutirão de saúde e prevenção de doenças à comunidade

Por Yuri Freitas Foi realizada, na manhã deste sábado (29),...