Unidades básicas de saúde ganham espaços para desenvolvimento das crianças

Locais possuem brinquedos e livros que foram doados por nove embaixadas e estimulam o desenvolvimento infantil



As unidades básicas de saúde da Candangolândia e da Asa Sul inauguraram, nesta terça-feira (10), dois Espaços da Criança que foram montados a partir da Campanha Vem Brincar Comigo, um projeto coordenado pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância – vinculada à Chefia de Gabinete do Governador, em parceria com o Escritório de Assuntos Internacionais do DF (EAI-DF).

Ao todo, foram montados 19 Espaços da Criança, sendo dez contemplando unidade básicas de saúde (UBSs) do DF. Trata-se de uma sala voltada ao desenvolvimento infantil com livros, brinquedos e materiais que estimulam o desenvolvimento cognitivo. A estrutura montada na UBS 1 da Candangolândia foi apadrinhada pela Embaixada do Uruguai e a da UBS 1 da Asa Sul, pela Embaixada da Itália.

“Esses brinquedos são importantes para o desenvolvimento da criança, é um espaço que desenvolve habilidades intelectuais e manuais através da brincadeira. Esse é um trabalho admirável da nossa primeira-dama do DF, Mayara Noronha e ficamos muito felizes com todas as doações recebidas das embaixadas. Isso mostra que o DF tem ótimas relações com outros países”, afirma o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Publicidade

Durante a inauguração do Espaço Criança da UBS 1 da Candangolândia, o embaixador do Uruguai no Brasil, Guilhermo Valles, destacou que a iniciativa tem o objetivo de contribuir para o futuro das crianças, pois hoje o grande desafio é o impacto da Covid-19 no desenvolvimento e aprendizado das crianças. “Temos que ter ações que trabalhem o presente, visando o futuro; são ações voltadas para a primeira infância”.

A primeira-dama do DF e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, ficou muito satisfeita com as doações das embaixadas e agradeceu os embaixadores. “Fico muito feliz com a parceria firmada entre o Distrito Federal e outros países, que estão colaborando com nosso projeto e tratando a pauta da criança como um futuro melhor”, agradeceu.

Segundo Mayara, incentivar a capacidade cognitiva e ter um olhar especial para a primeira infância é essencial para um futuro melhor. Além disso, o Espaço Criança possibilita que os pais esperem por atendimento com mais tranquilidade.

Para o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarelo, que apadrinhou a UBS 1 da Asa Sul, a ação é um somatório de forças que proporciona promoção social, fortalece o vínculo de dois países, principalmente em um momento de pandemia.

Os dez Espaços Criança foram apadrinhados pelas embaixadas da China, Itália, Uruguai, Armênia, Irlanda, Singapura, Timor-Leste e África do Sul; além da Delegação da União Europeia. Nove Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também foram contemplados.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTESecretaria de Saúde do DF
Artigo anteriorCovid-19: DF registra 13 novas mortes e chega a 3.788 óbitos
Próximo artigoSaúde vacina 139 pessoas contra a febre amarela em São Sebastião