24.5 C
Brasília
02 jan 2025 12:13

Unidades da Atenção Primária de Saúde passam a contar com responsáveis técnicos enfermeiros

Por Kleber Karpov

As unidades de Atenção Primária de Saúde (APS), A secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), deve passar a contar com um do Enfermeiro Responsável Técnico (ERT), enfermeiro. A novidade foi apresentada pela secretária de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Lucilene Florêncio, convidada especial do deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), de programa na Rádio Metrópoles (22/Jul).

De acordo com Lucilene Florêncio, com a edição da Portaria 263/2023 que estabelece a função de responsável técnico, aos profissionais de saúde, enfermeiros, condição essa que deve ocorrer em unidades de APS.

“A Portaria 263 traz uma inovação onde é o enfermeiro responsável pelas atividades das Unidades Básicas de Saúde. Isso é muito importante para a valorização da carreira são pontes de trabalho, de desenvolver as atividades e essas categoria dar ainda mais a sua contribuição para melhorar a saúde pública do Distrito Federal”, disse Lucilene Florêncio.

Retomada

Durante a exposição, Vianna lembrou que a Enfermagem, no passado, tinha tal prerrogativa, porém, fora tirada da categoria. “Isso nos foi tirado e agora estamos recuperando esse protagonismo.” complementou Vianna que sugeriu à SES-DF a criação de um cargo de modo que os ERTs possam ter um ‘plus’ ao salários.

Comemoração

A medida anunciada por Lucilene Florêncio, foi comemorada pelo Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF). Para o presidente do Conselho, Elissandro Noronha, a Portaria, além de devolver o protagonismo aos Enfermeiros, no âmbito da saúde pública do DF.

“Essa foi uma luta muito grande do Coren-DF e agradecemos à SES por nos ouvir, pois desde que o cargo de Chefe de Enfermagem foi extinto, não havia mais nenhum enfermeiro ou enfermeira ocupando essas posições nas UBSs. Agora, além de garantir a presença do ERT na APS, a nova portaria assegura o fluxo de atendimento de Enfermagem mas unidades básicas”, explica o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.

ERT

Para exercer a função de ERT, o enfermeiro ou enfermeira deverá ter registro profissional regular, possui vinculo empregatício com a SES e emitir a Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT) e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do Serviço de Enfermagem no Coren-DF. Ao assumir essa posição, o profissional será responsável pelo planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos Serviços de Enfermagem das Gerências de Serviços de Atenção Primária à Saúde (GSAPS).

Segundo a norma, cada Gerências de Serviços de Atenção Primária à Saúde (GSAPS)GSAPS contará com pelo menos 40 horas semanais de ERT, que ficará técnicamente subordinado à Gerência de Enfermagem (GENF) da Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde (DIRAPS).

Entre outras atribuições, a portaria da SES prevê que o ERT deverá: Cumprir e fazer cumprir todos os dispositivos legais da profissão de Enfermagem; Manter as informações necessárias e atualizadas de todos os profissionais de Enfermagem que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vinculadas à GSAPS, com os seguintes dados: nome, sexo, data do nascimento, categoria profissional, matrícula SESDF, carga horária semanal, número do RG, CPF, inscrição no Coren-DF, endereço completo, contatos telefônicos e endereço eletrônico. Da mesma forma, alterações como: mudança de nome, admissões, exonerações/demissões, remoção, restrições e afastamentos legais, devendo fornecê-las ao Coren semestralmente e/ou sempre que solicitado;

Além disso, o ERT deverá realizar análise e manifestação sobre o cálculo de dimensionamento de pessoal de Enfermagem; informar, de ofício, ao representante legal da UBS/GSAPS e ao Coren situações de infração à legislação da Enfermagem, tais como:
a) ausência de enfermeiro em todos os locais onde são desenvolvidas ações de Enfermagem durante algum período de funcionamento da UBS/GSAPS;
b) profissional de enfermagem atuando na UBS/GSAPS sem inscrição ou com inscrição vencida no Coren;
c) profissional de enfermagem atuando na UBS/GSAPS em situação irregular perante o Coren, bem como aquele afastado por impedimento legal;
d) pessoal sem formação na área de Enfermagem, exercendo atividades de enfermagem na UBS/GSAPS;
e) profissional de Enfermagem exercendo atividades ilegais previstas em Legislação do Exercício Profissional de Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e Código Penal Brasileiro;

Também é função do ERT intermediar, junto ao Coren e à Gerência de Enfermagem/DIRAPS, à implantação e funcionamento de Comissão de Ética de Enfermagem; Apoiar e programar, junto à Gerência de Enfermagem/DIRAPS, o funcionamento da Comissão de Ética de Enfermagem, quando couber, de acordo com as normas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem; Colaborar com todas as atividades de fiscalização do Coren, bem como atender a todas as solicitações ou convocações que lhes forem demandadas.

Como se pode observar, é uma norma que protege o exercício legal da Enfermagem e atende aos requisitos de controle e fiscalização da atividade. Veja a norma abaixo.

 

Destaques

Salário mínimo passa para R$ 1.518 a partir desta semana

Por Gilberto Costa O Brasil tem desde esta quarta-feira (1º...

Milhares de pessoas recebem 2025 em grande festa na Esplanada

Por Ana Paula Siqueira Para começar bem 2025, nada melhor que...

Confira os cuidados essenciais para manter a saúde durante o verão

Por Jak Spies Com a chegada do verão, as altas temperaturas...

Segurança pública garante tranquilidade nas festividades de fim de ano da Esplanada

As celebrações de Réveillon na Esplanada dos Ministérios ocorreram...

Ano começa no DF com 372 oportunidades de emprego nas agências do trabalhador

Por Adriana Izel Que tal começar 2025 empregado? Esta quinta-feira (2),...

Salário mínimo passa para R$ 1.518 a partir desta semana

Por Gilberto Costa O Brasil tem desde esta quarta-feira (1º...

Milhares de pessoas recebem 2025 em grande festa na Esplanada

Por Ana Paula Siqueira Para começar bem 2025, nada melhor que...

Confira os cuidados essenciais para manter a saúde durante o verão

Por Jak Spies Com a chegada do verão, as altas temperaturas...

Segurança pública garante tranquilidade nas festividades de fim de ano da Esplanada

As celebrações de Réveillon na Esplanada dos Ministérios ocorreram...

Ano começa no DF com 372 oportunidades de emprego nas agências do trabalhador

Por Adriana Izel Que tal começar 2025 empregado? Esta quinta-feira (2),...

Ayla Sophia é o primeiro bebê brasiliense de 2025

O relógio marcava  0h21 do primeiro dia de 2025...

Brasil assume a presidência do BRICS em 2025

Impulsionando debates sobre governança global inclusiva, inteligência artificial e...

Voluntariado em Ação teve mais de 1.700 pessoas promovendo ações sociais no DF em 2024

Por Marci Hences O fisioterapeuta Carlos Augusto Teles dedica mensalmente...

Leituras relacionadas