19.5 C
Brasília
02 mar 2025 07:34

Vacinação no Zoológico traz prevenção contra gripe, covid e outras doenças

Secretaria de Saúde realiza ações externas aos sábados para ampliar a cobertura vacinal no DF

Aos 11 anos de idade, o Antônio Henrique Deveza se orgulha de tomar vacina sem soltar uma lágrima: “Em mim não dói nada!”. Ele recebeu o reforço contra a covid-19 na ação externa realizada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) neste sábado (22) no Zoológico de Brasília. Já o irmão dele, o Tiago, precisou do consolo do Zé Gotinha para receber nada menos que cinco imunizantes: de gripe, covid-19 e três do calendário vacinal, todas previstas para o menino de quatro anos. Bom para a mãe deles, a professora Adriana Deveza, de 38 anos, que aproveitou a entrada gratuita para garantir a proteção dos seus e dela mesma, que recebeu o reforço da bivalente contra a covid-19. “Eu vi no Instagram e pensei que era a oportunidade de vacinar. E ainda ganhamos o passeio!”, conta.

“Esse tipo de ação é muito efetiva. A gente se planeja com antecedência para manter as unidades abertas ao mesmo tempo”Leyla Campos, enfermeira

Das 9h às 17h, até quem só está de passagem por Brasília pode aproveitar a facilidade. Foi o caso do dentista Alexandre Brandão, de 47 anos, que mora no Ceará e passa férias no DF. Ele recebeu vacinas contra a gripe e tétano. “Quanto mais fácil tiver esse acesso, melhor para as pessoas se vacinarem”, elogiou.

A enfermeira Leyla Campos, responsável técnica da vacinação, destaca o planejamento da Secretaria de Saúde para realizar a vacinação fora de sua própria estrutura. “Esse tipo de ação é muito efetiva . A gente se planeja com antecedência para manter as unidades abertas ao mesmo tempo”, explica. Foram mobilizados 25 servidores de unidades básicas de saúde, cinco estagiários e cinco funcionários da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para acolhimento da população, verificação de documentos, aplicação e até entretenimento das crianças.

A servidora destaca a importância de levar o cartão de vacina para que a equipe possa identificar quais imunizantes são necessários. Caso a pessoa não tenha o documento, serão feitas consultas ao sistema de registro e emitido um novo cartão. “O importante é que venham. A gente aproveita para ver todas as vacinas atrasadas”, afirma.

Além do Zoológico, no sábado a Secretaria de Saúde também montou locais de vacinação no Águas Claras Shopping e no Boulevard Shopping, na Asa Norte. Foram enviadas equipes ainda para o supermercado Fort Atacadista do Sol Nascente, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Recanto das Emas e para a Escola Jardim dos Ipês, em Planaltina. O site da pasta traz semanalmente os locais de vacinação aos sábados e a lista dos pontos de atendimento de segunda a sexta-feira.

Vai de Graça: Pela primeira vez, população do DF utiliza transporte público gratuito

Por Thaís Umbelino O Carnaval começou, e o programa Vai de...

Encontro reúne profissionais de saúde e reforça segurança do paciente

Por Larissa Lustoza Representantes de serviços de saúde públicos, privados...

Vigilância Sanitária acompanha os blocos de carnaval no DF

Por Yuri Freitas Muito trabalho está sendo feito para que...

Fiocruz: carnaval pode aumentar casos de complicações respiratórias

Tâmara Freire  Às vésperas do carnaval, nenhum estado brasileiro tem...

Destaques

Dia Mundial das Doenças Raras reforça importância do teste do pezinho

Por Tâmara Freire O teste do pezinho é a melhor...

DF Folia 2025 terá três territórios para garantir um Carnaval mais organizado e seguro

O Carnaval do Distrito Federal contará com três Territórios...

Monitoramento com drones reforça a segurança do Carnaval no DF

A partir deste sábado (1º), além do uso de...

Vai de Graça: Pela primeira vez, população do DF utiliza transporte público gratuito

Por Thaís Umbelino O Carnaval começou, e o programa Vai de...