Valorização da Vida: Ações preventivas priorizam cultura do respeito no ambiente escolar

Iniciativas desempenhadas pela Secretaria de Educação ganham destaque neste domingo, Dia Nacional de Combate ao Bullying



No cenário educacional do Distrito Federal, a Secretaria de Educação (SEEDF), através da Assessoria Especial de Cultura da Paz, tem concentrado esforços para enfrentar e prevenir o bullying nas escolas. Reconhecendo a urgência de criar ambientes escolares seguros e acolhedores, a SEEDF desempenha diversas iniciativas que se destacam por sua abordagem proativa e abrangente, com o objetivo de fomentar uma cultura de respeito, empatia, solidariedade e paz entre os membros das comunidades escolares.

No Brasil, o dia 7 de abril é voltado ao Dia Nacional de Combate ao Bullying, instituído pela Lei nº 13.277/2016 | Foto: Álvaro Henrique/Ascom SEEDF

No Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Bullying, instituído pela Lei nº 13.277/2016, é uma importante data que aborda a urgência de enfrentar esse problema que afeta milhares de estudantes em todo o país. O bullying não só prejudica o bem-estar emocional e psicológico das vítimas, mas também compromete o ambiente escolar como um todo, interferindo no processo de aprendizagem e no desenvolvimento saudável dos jovens.

Confira a série de ações da SEEDF que envolvem a temática em apreço, entre elas:

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O “Guia de Valorização da Vida – Orientações e prevenção ao bullying, automutilação e suicídio na escola”, que visa promover debates e reflexões com os profissionais da Secretaria de Educação do DF acerca de questões emergentes que perpassam a saúde mental e têm íntima relação com a escola, a saber: bullying, suicídio e automutilação.

A ideia do documento é orientar os profissionais para além de uma ótica remediativa e punitiva, visando refletir de que forma podemos trabalhar no cotidiano da escola de maneira preventiva, alinhando propostas de ações que contribuam para a formação e para o desenvolvimento integral dos estudantes, famílias e comunidade escolar.

O documento encontra-se disponível no site da SEEDF.

O “Caderno Orientador – Convivência Escolar e Cultura de Paz”, que também aborda as temáticas em questão, sendo suporte aos professores, gestores e demais profissionais da educação.

“Fluxo de encaminhamento de estudantes com demandas de saúde mental e/ou dificuldades no desenvolvimento e aprendizagem”, que é uma parceria das secretarias de Educação e de Saúde. O objetivo é que o atendimento seja integrado, garantindo a troca de informações entre as pastas.

Orientação Educacional em parceria com Pedagogos e Psicólogos Escolares do SEAA atuam na prevenção, acolhimento, intervenção educacional e acompanhamento das situações relacionadas às de violências múltiplas, entre elas o bullying. Nesse sentido, as equipes de apoio favorecem a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes, bem como da promoção da cultura de paz junto a comunidade escolar.

Projetos de Sensibilização

A sensibilização é essencial para aumentar a conscientização sobre o bullying e seus efeitos prejudiciais. Através de projetos educativos como o Namoral, a SEEDF busca envolver alunos, pais, professores e funcionários na reflexão sobre o impacto do bullying e na promoção de valores éticos e de integridade.

Formação de Professores

Os educadores desempenham um papel fundamental na prevenção e intervenção do bullying. Por isso, a oferta de cursos, palestras e workshops visa capacitá-los para identificar, lidar e prevenir o bullying, além de promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos estudantes.

Criação de Protocolos de Atuação

A elaboração e divulgação de protocolos de atuação estabelece diretrizes claras e eficazes para lidar com situações de bullying, garantindo o apoio necessário às vítimas e promovendo a responsabilização dos agressores.

Caderno de Projetos “Cultura de Paz nas Escolas”

O Caderno de Projetos reúne práticas exitosas desenvolvidas pelas unidades escolares, demonstrando resultados positivos na promoção de um ambiente escolar mais pacífico e inclusivo. Essas práticas incluem ações de conscientização, formação de alunos e professores, atividades pedagógicas e campanhas educativas.

Programas de Mediação de Conflitos

A implementação de programas de mediação de conflitos envolve alunos, professores e a comunidade escolar na busca por soluções pacíficas e construtivas para resolver conflitos interpessoais, prevenindo o surgimento de situações de bullying.

Acompanhamento Psicossocial

O suporte psicossocial oferecido aos alunos vítimas de bullying, por meio de profissionais especializados, como psicólogos e assistentes sociais, é crucial para oferecer apoio emocional, orientação e encaminhamento para serviços de apoio externos quando necessário.

Promoção de Valores Humanos

A promoção de valores como respeito, tolerância, empatia, cooperação e solidariedade é incentivada através de atividades pedagógicas e eventos culturais que valorizam a diversidade e promovem uma convivência pacífica entre os estudantes.

Para a chefe de Assessoria da Cultura de Paz nas Escolas, Ana Beatriz Goldstein, é fundamental promover um ambiente escolar onde todos se sintam seguros e respeitados. “Nossas iniciativas visam não apenas combater o bullying, mas também promover valores éticos e virtudes que são essenciais para uma convivência saudável e pacífica dentro das escolas”, afirma.



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FONTEAgência Brasília
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