Operações de crédito e captação de recursos foram temas de conversa com a cúpula do banco nesta quinta-feira (28/3)
O Governo do Distrito Federal e o Banco do Brasil estudam parcerias de financiamento e investimentos na capital. Em reunião nesta quinta-feira (28/3), o governador Ibaneis Rocha se encontrou com diretores da instituição financeira para alinhar acordos de captação de recursos e operações de crédito.
Além do governador, participaram do encontro o presidente da Terracap, Gilberto Occhi; o secretário de Fazenda, André Clemente; e o presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa. Eles foram recebidos pelo vice-presidente do BB, João Pinto Rabelo Júnior, e outros diretores.
O GDF demonstrou interesse na parceria com o banco para viabilizar obras como a ponte para a Saída Norte, a recuperação da Avenida Hélio Prates, em Taguatinga, e a revitalização da avenida W3, no Plano Piloto. As conversas também caminharam para o financiamento de programas habitacionais para as faixas de renda mensal 2 e 3 (R$ 4 a R$ 7 mil).
Ibaneis Rocha se mostrou otimista com a reunião e as possibilidades colocadas à mesa pelo banco. “Vamos fazer o Distrito Federal girar”, disse o chefe do Executivo.
“O Banco do Brasil se mostrou muito sensibilizado. Estamos com a agenda de trabalho definida para tratar sobre a captação de recursos das obras prioritárias do governo, cobrança de dívida ativa, cobrança judicial e fundos”, comentou André Clemente.
Nesta quinta, o governo local e os bancos definiram grupos de trabalho para atender as demandas. As reuniões estão agendadas para ocorrer a partir da próxima segunda-feira (2).
O Banco do Brasil abriu as portas para o GDF e apresentou um leque de opções, como os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios – FIDC, o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) e o Certificados de Potencial Adicional de Construção – CEPAC. Subsídios para atender tanto atividades públicas como do setor privado.
Após a reunião, Ibaneis participou de almoço de cortesia com diretores do BB. Em 23 de abril, o governador voltará à instituição para a próxima edição do Fórum de Governadores.
Fonte: Agência Brasília