19.5 C
Brasília
13 jan 2025 05:45

Veja atuais regras da aposentadoria e breve consideração sobre a previdência privada

As regras hoje

1- Idade mínima estabelecida atualmente para a concessão da aposentadoria
O empregado pode se aposentar se, cumprida a carência exigida, atingir a idade de 65 anos, no caso dos homens, e de 60 anos, para as mulheres. Esses períodos são reduzidos para 60 e 55 anos de idade quando se tratar de trabalhador rural, homem e mulher, respectivamente, e garimpeiros que trabalham comprovadamente em regime de economia familiar.

2- Documentos que poderão ser apresentados para fins de comprovação da idade do segurado
A comprovação da idade do segurado será feita por qualquer um dos seguintes documentos: documento oficial de identificação com foto; certidão de nascimento; ou certidão de casamento.

3- Garantia de estabilidade no emprego com a proximidade da aposentadoria
Não existe essa estabilidade, mas, em geral, os acordos coletivos de cada categoria costumam ter cláusulas que asseguram a estabilidade de emprego e renda. As empresas devem cumprir as regras estabelecidas no documento

Os jovens da geração Y serão diretamente afetados pelas prováveis mudanças na Previdência Social que estão em gestação no país. Embora tenham conhecimento disso, pesquisas mostram que eles falham no planejamento e veem a aposentadoria como algo muito distante e não sabem – ou não querem – lidar com isso.

A pedido do “Estado de S. Paulo”, a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) e o instituto de pesquisa Ipsos fizeram um recorte de um ampla pesquisa sobre o tema divulgada na semana passada. A conclusão é que 62% dos jovens entre 23 e 34 anos já ouviram falar a respeito de mudanças que o atual governo pretende fazer nas regras da Previdência, número superior à média geral (54%) e de grupos mais próximos de se aposentar, como a faixa de 50 a 59 anos (46%).

Mas, apesar de conhecerem a discussão, os jovens pouco sabem sobre o funcionamento do sistema de Previdência Social. Metade disse não saber nada ou desconhecer detalhes sobre o caminho para a aposentadoria – acima da média da população (46%).

De acordo com uma pesquisa do banco BNY Mellon, feita em parceria com a Universidade de Cambridge, isso não é, necessariamente, reflexo de falta de interesse dos jovens, mas sim uma grande falha na comunicação que é feita com eles.

“Não está sendo falado para essa geração qual é o tamanho da montanha de dinheiro que eles precisam escalar”, diz a pesquisa, que ouviu jovens do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Japão e Holanda, nascidos entre meados de 1980 até a virada do século.

No caso particular do Brasil, no entanto, percebe-se um sentimento de negação da realidade. Na amostra geral, 77% dos jovens disseram que querem saber a verdade sobre como será a sua aposentadoria, enquanto no Brasil esse número cai para 48%.

Mais do que isso, um terço dos jovens brasileiros afirmou que prefere não saber como será o futuro financeiro na terceira idade, por “não saber lidar com a verdade”, bem acima da média global (12%).

A verdade é que não dá para esperar o tempo passar. Nas contas do superintendente de investimentos do banco Santander, Marcos Figueiredo, para garantir a mesma renda do tempo da ativa aos 65 anos, um jovem de 25 anos precisa investir 10% do salário. Aos 45 anos, esse valor sobe para 31%.

Para Vanessa Vidutto, advogada especializada em planejamento previdenciário, a negação do jovem brasileiro é reflexo de uma característica de imediatismo dessa geração. “Existe uma falta de compromisso a longo prazo e isso se reflete diretamente na questão da previdência, que exige planejamento”, disse.

Aline Sun, sócia da Guide Investimentos e responsável por um novo projeto de planejamento financeiro da empresa, é mais otimista. “Acredito que o protagonismo dessa geração supera o imediatismo. Esse jovem quer ter controle da própria vida, e a melhor forma de ter isso é se planejando financeiramente.”

Previdência privada
Em um cenário em que a Previdência Social deve ficar mais restrita, a oferta de produtos financeiros para complementar a renda na aposentadoria tende a crescer no país. Para o economista e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Paulo Tafner, a reforma do modelo previdenciário é importante porque pode gerar oportunidades para a criação de produtos que atendam às particularidades da juventude.

Com 25 anos e apenas dois de contribuição ao INSS, o servidor público Rodrigo Blanco Galvão está pessimista com o futuro da Previdência Social no país e, por isso, quer começar a investir em uma previdência privada a partir do ano que vem.

Ainda sem objetivos muito claros, ele pensa em contratar o produto no próprio banco, mas não pensando em guardar o dinheiro exclusivamente para a aposentadoria. “O objetivo é ter uma reserva para quando eu precisar, como para dar entrada em um imóvel”, explica.

Para Aura Rebelo, diretora de marketing e canais da Icatu Seguros, esse desejo mostra a necessidade de criar produtos mistos, que possam, ao mesmo tempo, atingir objetivos diversos, como estudo, viagens, casamento e filhos.

Fonte: Hamilton Silva

Dino dá 30 dias para governo ter regras para emendas em universidades

Por Luiz Claudio Ferreira  O ministro Flávio Dino, do Supremo...

Saúde orienta sobre uso de medicamento que trata HIV multirresistente

Por Paula Laboissière O Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites...

Queda de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

Por Tâmara Freire A cidade do Rio de Janeiro planeja...

Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira

Por Luiz Claudio Ferreira Nesta segunda (13) os estudantes brasileiros...

Tecnologia agiliza suspensão de carteiras de motoristas que bebem e dirigem no DF

Por Thaís Miranda A palavra sober em inglês quer dizer sóbrio. E...

Planetário de Brasília traz sessões especiais para público durante as férias

Por Thaís Umbelino Juntar aprendizado com diversão no período das férias...

Comece a semana empregado: Mais de 1,5 mil vagas disponíveis nas agências do trabalhador nesta segunda-feira (13)

Por Catarina Loiola As agências do trabalhador estão com 1.521 oportunidades profissionais disponíveis...

Destaques

Dino dá 30 dias para governo ter regras para emendas em universidades

Por Luiz Claudio Ferreira  O ministro Flávio Dino, do Supremo...

Saúde orienta sobre uso de medicamento que trata HIV multirresistente

Por Paula Laboissière O Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites...

Queda de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

Por Tâmara Freire A cidade do Rio de Janeiro planeja...

Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira

Por Luiz Claudio Ferreira Nesta segunda (13) os estudantes brasileiros...

Tecnologia agiliza suspensão de carteiras de motoristas que bebem e dirigem no DF

Por Thaís Miranda A palavra sober em inglês quer dizer sóbrio. E...