Por Kleber Karpov
O vice-governador do DF, Renato Santana (PSD), e o secretário-adjunto da Casa Civil para Relações Institucionais e Sociais), Igor Tokarski, estiveram, na noite desta segunda-feira (2/Out), em visita aos servidores da Saúde acampados em frente à Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Após ouvir grevistas Santana garantiu que o governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), receberá a direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF).
Pauta dos servidores
Durante a visita os representantes do Sindate-DF apresentaram as pautas de reivindicações dos auxiliares e técnicos em enfermagem. Entre elas a incorporação da última parcela da gratificação, concedida pelo ex-governador, Agnelo Queiroz (PT) e a redução de carga horária.
Fim da greve
Também foi colocada em discussão, como condição de a categoria decretar o fim da greve, durante a assembleia de terça-feira (3/Out) às 9h, a reposição dos dias faltados durante a greve dos servidores em substituição o corte de ponto dos servidores e a reestruturação da carreira dos servidores.
O Vice-governador se mostrou aberto a criação de um Grupo de Trabalho para tratar da reestruturação da carreira dos auxiliares e técnicos em enfermagem da SES-DF e se comprometeu a ajudar a intermediar o conflito para tentar por fim à greve. Vale observar que o Sindate-DF representa a maior categoria de servidores da Secretaria com cerca de 13,5 mil servidores, conforme levantamento de Política Distrital, publicado na matéria Quem são os sindicatos laborais da Saúde do DF (1º/Nov).
Atualização: 02/11/2015 às 23h23