20.4 C
Brasília
04 abr 2025 00:47

Vídeo gravado por sargento da PM resulta em exoneração de diretor no hospital de Brazlândia e polêmicas

Ex-diretor do HRBZ e SindMédico-DF apresentam notas em que refutam versão do policial militar. Esse por sua vez afirma ter se exposto ao tentar ajudar amigo e pacientes do hospital

Por Kleber Karpov

Após a divulgação de um vídeo, nas redes sociais, em que sargento da Polícia Militar Flávio Mendes, abordou profissionais de saúde na sala de descanso do Hospital Regional de Brazlândia (HRBZ)(6/Mar), o caso, revelado pelo Metrópoles, repercutiu na exoneração do diretor do HRBZ, Valterdes Silva Nogueira, reação de Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF) e questionamentos de servidores.

Por meio do microblog Twitter, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), realizou duas postagens sobre o assunto. O chefe do Executivo taxou o episódio de inaceitável, ao se referir a falta do devido atendimento à população. “Serei enérgico sempre que necessário e não hesitarei em exonerar qualquer servidor do GDF que não estiver cumprindo com suas obrigações. É inaceitável que profissionais de saúde não prestem o devido atendimento à população.”

Ibaneis também deixou claro que o caso deve servir de exemplo, para demonstrar a seriedade com que o governo trata a saúde do DF.

Polêmica I

Porém, o caso gerou polêmicas, pois no vídeo que já alcançou quase 1 milhão de visualizações, o sargento Mendes embora tenha questionado a falta de médicos para realizar atendimento aos pacientes, no Pronto-Socorro do HRBZ, chegou a ser avisado por um dos profissionais de saúde abordados, que se tratavam de odontólogos. Informação essa, confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), por meio de nota, em matéria publicada pelo Metrópoles.

Também, corrobora com a versão, apresentada pelo então diretor do HRBZ, na sexta-feira (8/mar), por meio de Nota de Esclarecimento, em que o gestor apresentou o que chamou de “fatos”, em relação ao episódio.

Em um dos “fatos” mencionados, Nogueira, contrapôs a versão do PM. “Em 06/03/2019, Quarta-feira, às 11:15h, o Policial Militar Sargento Flávio Mendes, fardado e em serviço, adentrou o hospital HRBZ, e se dirigiu à sala de repouso médico, com celular em mão novamente filmando, e questionou o porquê do não atendimento dos médicos, uma vez que havia pacientes aguardando, mas ocorre que ali se encontravam apenas Cirurgiões-dentistas, pois todos os médicos estavam atendendo as demandas internas do HRBZ, haja vista que a internação da Clínica médica estava com sua capacidade de leitos ultrapassada, bem como o Box de emergência estava com capacidade máxima, constrangendo servidores que não tem nenhuma gerência sobre a demora no atendimento, o que configura uma grave falta ética e moral, expondo injustamente profissionais capacitados ao expor nas redes sociais informações caluniosas não condizentes com a verdade.”.

SindMédico

Quem também reagiu a ação do PM foi o SINDMÉDICO-DF, que por meio de nota intitulada Exercício de Cidadania ou Mal Cartismo?, publicada nas redes sociais questionou a ação do militar. Nela, o sindicato qualifica como inverídica a denúncia realizada, acusa o policial de abuso de autoridade, além de chamar de “maldosa, de autopromoção. Isso por anunciar projeto de candidatura para 2022, em postagens no Facebook de outubro e novembro de 2018.

O Sindicato informa ainda, que deve tomar as medidas cabíveis, além de acionar a Corregedoria da PMDF, para apurar a conduta do policial. A entidade afirma que deve acionar também o secretário de saúde, Osnei Okumoto, além do próprio governador, para que apurem o caso e “ofereçam melhores condições de trabalho aos servidores, para que não passem por mais circunstâncias assim.”,

Fonte: SindMédico-DF

O que diz o sargento

No perfil da rede social Facebook, o sargento Flavio Mendes, publicou uma nota de agradecimento às manifestações pela gravação do vídeo e de notícias que anunciavam a exoneração do diretor do HRBZ. “Fiz pelo senso de justiça, indignação e claro em cumprimento do meu dever de POLICIAL que fui solicitado. Assumi o risco pela saúde da sociedade, dei sim minha cara à tapa, me expus também, mas não me arrependo, repito, não me arrependo. Estou bem e tranquilo.”.

Fonte: https://www.facebook.com/flaviomendes.rodrigues

Socorro

Também chama atenção uma postagem do amigo do sargento, no Facebook. Nela, Darlison Rodrigues, agradece Flavio Mendes, por tentar ajudar a garantir atendimento no HRBZ, após pedido de socorro, por meio do aplicativo Whatsapp.

“Esta aqui meu agradecimento ao Sargento Flavio Mendes Rodrigues que no dia 05/03/2018 prestar socorro no hospital de Brazlandia o mesmo esta de folga e mesmo assim veio presta seu apoio.(SIC)”.

Relato de Darlison Rodrigues, amigo do sargento Flávio Mendes

https://www.facebook.com/darlison.rodrigues.1/videos/10210620891716763/

Relato do Sargento Flávio Mendes sobre o socorro ao amigo

https://www.facebook.com/flaviomendes.rodrigues/videos/1937392506382913/

 

DF ganha lei que amplia ações de prevenção e combate aos incêndios florestais

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira...

Operação verifica origem e condições de pescados comercializados no DF

Uma operação fiscalizou a qualidade dos pescados congelados comercializados...

DF recebe workshop com foco em inovação e educação tributária

Nesta sexta-feira (4), Brasília será palco do 1º Workshop...

Moradores do Guará II recebem campo sintético reformado por alunos do RenovaDF

Por Ana Paula Siqueira Os moradores do Guará II contam, agora,...

Destaques

DF ganha lei que amplia ações de prevenção e combate aos incêndios florestais

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira...

Operação verifica origem e condições de pescados comercializados no DF

Uma operação fiscalizou a qualidade dos pescados congelados comercializados...

DF recebe workshop com foco em inovação e educação tributária

Nesta sexta-feira (4), Brasília será palco do 1º Workshop...

GDF investe R$ 274 milhões para levar saneamento ao bairro Santa Luzia e ampliar Estação de Tratamento do Recanto das Emas

Por Victor Fuzeira e Thaís Umbelin O governador Ibaneis Rocha assinou,...

Espaço Qualidade de Vida do GDF recebe exposição ‘Insetos em Macrofotografia’

O Espaço Qualidade de Vida, localizado no 16º andar...