Por Marci Hences
O fisioterapeuta Carlos Augusto Teles dedica mensalmente uma parte do seu tempo para atendimento às pessoas idosas. De forma espontânea e gratuita, ele leva a esse público que, muitas vezes não teria condições de ter acesso a uma consulta, as suas técnicas de auriculoterapia, um tratamento semelhante à acupuntura. “É gratificante doar esse meu tempo. Trabalhar como voluntário é algo muito rico, onde o pagamento é o carinho, o amor e o afeto”, afirmou.
Carlos é um dos participantes do programa Voluntariado em Ação, coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), que conecta quem quer ajudar a quem precisa de ajuda. Em 2024, além do fisioterapeuta, outros 1.712 voluntários atuaram nas campanhas e nos diversos projetos sociais da pasta, o que impactou diretamente na vida de 12 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social do Distrito Federal.
O trabalho voluntário é uma forma poderosa de apoiar causas sociais e contribuir para a melhoria da vida de muitas pessoas. A plataforma digital da Sejus, com mais de 45 mil voluntários cadastrados, é um exemplo de como a mobilização social pode ser eficiente e impactante na vida de indivíduos e comunidades. Esse grande número de participantes não só reflete a adesão à causa, mas também mostra o crescente interesse dos brasilienses em ajudar de forma prática e solidária.
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, esses dados evidenciam o envolvimento e comprometimento das pessoas com causas sociais relevantes. O voluntariado, segundo ela, vai além da ação pontual: “é uma maneira de inspirar outros a se engajarem também, gerando um efeito multiplicador. Esse ato de solidariedade reverbera positivamente em diversas áreas e contribuem para tornar nosso estado e cidade melhores.”.
Voluntários fazem a diferença na vida das pessoas
Dentre as ações e projetos realizados em 2024 pela Sejus, que contou com ajuda de voluntários, tanto nas doações, como na organização e distribuição dos itens, destaca-se a campanha “Enquanto o Frio Não Vem”, realizada em junho. Empresários voluntários disponibilizaram espaço para arrecadação, e no total, foram doadas mais de 8000 peças, entre agasalhos, cobertores e demais itens de vestuário para amenizar o frio de pessoas com dificuldades econômicas.
Distribuir materiais de prática esportiva a quem não tem condições de comprá-los foi o intuito da campanha “Uma Pegada de Solidariedade”, lançada em agosto de 2024, que arrecadou mais de 3000 itens esportivos. A iniciativa contou com apoio de voluntários nas doações e arrecadações dos materiais que foram repassados a crianças, jovens e idosos.
Já a campanha solidária “Fazer o Bem Tá na Moda” mobilizou 200 mulheres voluntárias financeiramente estáveis que doaram roupas, sapatos, e acessórios a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Ana Paula Caldas é a fundadora do projeto social “Juntos somos mais fortes”, que se dedica a três áreas principais: moda, arte e combate à fome de famílias e crianças em situação de fragilidade socioeconômica. Ela enfatiza que, desde sua criação, em 2017, foram realizadas diversas ações em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania, incluindo uma campanha de doação de alimentos que arrecadou 90 toneladas, beneficiando mais de 30 mil pessoas. Todas essas ações contaram com apoio de voluntários.
Para a idealizadora do “Juntos somos mais fortes”, o trabalho de voluntariado tem sido fundamental para o funcionamento do projeto. “Eles se dedicam muito para que as campanhas aconteçam, e sua disposição em ajudar e acolher faz uma enorme diferença na vida de muitas pessoas. É inspirador ver como o esforço coletivo pode transformar realidades!”, destacou Ana Paula.
Outra iniciativa que conta pontualmente com apoio de centenas de voluntários para a disponibilização de serviços de cidadania e assistência social, é o GDF Mais Perto do Cidadão. Já foram 43 edições realizadas em 16 regiões administrativas ao longo desse ano, levando serviços essenciais, esporte e lazer para perto de quem mais precisa.
Antônia Cláudia da Silva, assistente administrativa do setor de divulgação da Universidade Paulista (UNIP) é uma das voluntárias no GDF Mais Perto do Cidadão. Em 2024, a UNIP firmou uma parceria com a Sejus, que visa integrar a escola e a comunidade. A universidade participou ativamente das últimas edições do projeto em São Sebastião, Paranoá e Ceilândia, levando uma equipe de alunos e supervisores de diversos cursos para oferecer serviços voluntários à população.
Durante essas edições, a secretaria disponibiliza o espaço, enquanto a UNIP oferece uma variedade de serviços gratuitos, incluindo cursos de orientação de primeiros socorros; fisioterapia; massagens; aferição de pressão e glicemia, tipagem sanguínea e exames rápidos; biomedicina; nutrição, entre outras ações para a saúde e bem-estar da população.
Veja como se inscrever para ser voluntariado
Se você se interessa por voluntariado, dedique um tempo para apoiar essa iniciativa. O programa Voluntariado em Ação, coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania possui uma plataforma digital, com um canal direto para que os voluntários indiquem sua disponibilidade e preferências de atuação nas diferentes áreas, como educação, direitos humanos, meio ambiente, saúde, esporte, lazer, entre outras.
Ao receber as inscrições, a Sejus cria um perfil personalizado para cada voluntário, levando em consideração suas habilidades, interesses e disponibilidade de tempo. Com base nesse perfil, os voluntários são direcionados para a ação mais adequada, para um melhor aproveitamento.
Portanto, seja um voluntário, e contribua para promover mudanças tanto na vida das pessoas assistidas quanto nas suas próprias experiências, criando um ciclo de solidariedade, amor e transformação social.
Se inscreva aqui: https://voluntariadoemacao.sej