Vulnerabilidade social: Dia da Mulher contabiliza mais de 3,9 mil atendimentos

Realizada nesta segunda-feira (6), ação da Defensoria Pública do DF ofertou testes rápidos de dengue, além de diversos serviços gratuitos ao público feminino em situação de vulnerabilidade



A 12ª edição do Dia da Mulher, promovido pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), contabilizou mais de 3,9 mil atendimentos. A ação, realizada no Nuclão da instituição nesta segunda-feira (6), das 8h às 17h, teve como novidade a oferta de testes rápidos de dengue, oferecidos pela Secretaria de Saúde (SES-DF), além de diversos serviços gratuitos ao público feminino em situação de vulnerabilidade.

Coordenadora do evento, a subdefensora pública-geral Emmanuela Saboya lembra que a oferta dos testes rápidos de sangue e outros serviços gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade é crucial: “Primeiro, assegura acesso igualitário à saúde, promovendo diagnóstico precoce e tratamento adequado. Abordar as necessidades específicas das mulheres contribui para o bem-estar delas e de suas famílias, além de fortalecer a saúde pública”.‌

Filhos de mulheres que tiveram atendimento também puderam participar da iniciativa | Fotos: Divulgação/DPDF

“Aproveitei que o evento oferece teste rápido para fazer o meu, esclarecer se estou doente e, se necessário, iniciar o tratamento”

Maria Aparecida Oliveira
vendedora

O Dia da Mulher da DPDF ocorre na primeira segunda-feira de cada mês. Caso seja feriado, o evento é realizado no primeiro dia útil subsequente. Desde maio de 2023, já foram registrados quase 11 mil atendimentos. A cada mês, novas parcerias são firmadas para ofertar mais serviços exclusivos a mulheres em situação de risco devido a fatores sociais, econômicos e violência .

Publicidade

A vendedora Maria Aparecida Oliveira chegou cedo para o atendimento. “Aproveitei que o evento oferece teste rápido para fazer o meu, esclarecer se estou doente e, se necessário, iniciar o tratamento”, contou a moradora de Planaltina. Várias mães levaram seus filhos, que contaram com espaço para se divertir durante o evento.

A diarista Antônia Maria Cerqueira também participou da ação, em busca da inserção de dispositivo intrauterino (DIU). Mãe de quatro filhos, a moradora de Samambaia disse não ter condições financeiras para arcar com o método contraceptivo. “Vi nessa ação a oportunidade de evitar uma nova gravidez e fazer a melhor escolha para a minha saúde reprodutiva”, afirmou.

Serviços gratuitos

O Dia da Mulher ofereceu diversos serviços gratuitos para atender várias áreas do público feminino em situação de vulnerabilidade. No campo jurídico, houve atendimentos de conciliação e mediação, orientação jurídica, iniciais de Família e de Fazenda Pública, acompanhamento processual, exames de DNA e atendimento psicossocial. Os serviços foram prestados pela Subsecretaria de Mediação e Cultura de Paz (Semed), pelo Núcleo de Assistência Jurídica da Santa Maria, pelo Núcleo de Assistência Jurídica de Iniciais, pela Subsecretaria de Atividade Psicossocial (Suap) e pelo Núcleo da Fazenda Pública da DPDF.

Na área da educação, a iniciativa ofereceu vagas de estágio de ensino médio, técnico e superior, além de vagas para jovem aprendiz ao público de 14 a 24 anos, disponibilizadas pelo Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

Parcerias diversificadas

Equipes da DPDF se mobilizaram, junto a entidades do GDF, para garantir atendimento ao público

A ação também contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que confeccionou cadastros no programa Senac Cursos de Gratuidade (PSG). O Senac também levou a Carreta da Beleza, com serviços voltados à autoestima da mulher, como design de sobrancelhas e maquiagem, além de depilação de face e buço e corte de cabelos.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) ofertou vagas de empregos e atendimentos ao empregador, como CTPS Digital, seguro-desemprego, orientação profissional, cesta do trabalhador, inscrições e orientações para cursos de qualificação profissional e para o programa Prospera, de microcrédito.

Ações de prevenção e o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher também estiveram no evento. A Secretaria da Mulher (SMDF) entregou kits e panfletos informativos, além da prestação de orientações a mulheres vítimas de violência.

Por sua vez, o Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) disponibilizou atendimentos psicossociais de orientação e de sensibilização, além da distribuição de materiais informativos.

Já a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), prestou apoio psicossocial às vítimas de violência e seus familiares.

Na área da saúde, as mulheres em situação de vulnerabilidade social contaram ainda com mamografias, exames citopatológicos, odontologia, consultas com profissionais de enfermagem pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

O Instituto Aria ofereceu avaliação bucal, encaminhamento para tratamento clínico e orientações sobre autocuidado. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizou exames de autocoleta de prevenção do câncer do colo do útero para as mulheres de 30 a 49 anos. O Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) – Grupo Opty contribuiu com a aferição de pressão ocular.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD) ofereceu o Cadastro da Pessoa com Deficiência, a Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, orientações sobre passe livre especial e sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de material informativo.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) também participou do evento e prestou atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Móvel, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), marcou presença com prestação de serviços socioassistenciais. E, durante todo o evento, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribuiu água potável ao público atendido.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorGDF vai doar 5 mil lençóis para o Rio Grande do Sul
Próximo artigoBRB promove campanha emergencial SOS Rio Grande do Sul